quarta-feira, 8 de abril de 2009

THC atua contra tumores cerebrais


O princípio ativo da maconha parece reduzir o crescimento de tumores, segundo um estudo espanhol.

De acordo com o relato, cientistas injetaram uma dose diária de THC em ratos, antes infectados com tumores cancerígenos humanos desenvolvidos até o tamanho de 250 mm3. O THC, introduzido perto do tumor, desencadeou um processo de autofagia de células cancerígenas, que se autodestruíam depositando-se em vesículas de dupla membrana antes de serem repassadas aos lisossomos, que contêm diversos tipos de enzimas e se encarregam, normalmente, de digerir e destruir dejetos e bactérias.

As células cancerígenas introduzidas nos ratos incluíam gliomas, o tipo mais frequente de câncer do cérebro, assim como células de câncer do pâncreas e de mama.

"A administração do THC reduziu em mais de 80% o crescimento de tumores derivados de diferentes tipos de células cancerígenas", escreveram os pesquisadores do departamento de bioquímica da Universidade de Madri.

O estudo chefiado por Guillermo Velasco incluiu ainda um teste clínico realizado em dois pacientes com câncer no cérebro, normalmente muito agressivo, com injeção intracraniana de THC de 26 a 30 dias, mostrou "um processo de morte de células por autofagia", depois de uma análise das biópsias realizadas antes e após o tratamento.

"Nossas conclusões sustentam que doses seguras, terapeuticamente eficazes de THC podem ser alcançadas em pacientes com câncer"

Outros estudos demonstram efeitos benéficos na luta contra o mal de Alzheimer e, segundo alguns médicos, no combate à perda de peso associada à Aids e à náusea provocada pela quimioterapia em pacientes com câncer.

Os cientistas disseram que a descoberta pode abrir caminho para drogas à base de canabinoides para o combate ao câncer --uma abordagem que no entanto não teve sucesso no tratamento da obesidade.
(meio óbvio, neah)
Fonte: G1

3 comentários:

Sr. Lohan disse...

Depois disso apenas digo 'Rafa roots' ... não quero ter cancer!
huahaua... beijumeligaacobrartenhocréditos/

Talita Morena Roots disse...

Neahh!

Eu sou Morena Roots

No cancer
Yes cannabis!

Mc Kiko (douguod) disse...

interessante.. :)
bjs

 


Design by: MTrance | Blog: Baixem.com | for Blog Bloganja