domingo, 7 de junho de 2009

Os Efeitos Econômicos da Cannabis



Pesquisas revelam o vigor bilionário da economia da maconha e os hábitos de seus consumidores mundo afora.


A concorrência está acirrada no Brasil. Nos grandes centros urbanos, exceção à cidade bai
ana de Salvador, o papel de seda gomado Colomy vem perdendo mercado. As grandes bancas de jornais e revistas das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro foram inundadas pelo espanhol Smokingpaper, fabricado em Barcelona, e pelo londrino Rizla Imperial Tobacco. Como novidade, essas novas marcas apresentaram papéis de seda resinados, no tamanho "extra long". Eles são apropriados, em medida e neutralidade, para confeccionar cigarros de maconha, que, segundo os consumidores, devem ser grossos no conteúdo e longos de maneira a permitir alguns giros pelas pacíficas "rodas de fumo".

A Smokingpaper e a Imperial Tobacco negam estar fornecendo papéis para os "baseados". No Reino Unido, no entanto, o pesquisador Andy Davidson desmentiu o imperial fabricante londrino. Ele realizou o primeiro estudo científico sobre os efeitos econômicos do crescente consumo de erva canábica sem se esquecer dos gastos e lucros conseqüentes. Por exemplo, notou que as vendas dos papéis gomados cresceram, no último ano, 16%, ao passo que as vendas do tabaco em corda ou picado caíram 11%. Como se nota, a Imperial Tobacco vestiu saia- justa e prefer
iu ficar na muda.

No mercado do Reino Unido, ainda conforme Davidson, a economia da cannabis e dos seus acessórios influenciou o PIB em face de um movimento superior a 11 bilhões de libras esterlinas (cerca de R$ 53 bilhões). O consumo propriamente dito da erva contribuiu com 5% desses 11 bilhões esterlinos.

Outro exemplo desse filão econômico pode ser buscado na holandesa e anual Cannabis Cup.

Para fazer parte do corpo de jurados e degustadores dessa competição das melhores misturas com emprego de cannabis, paga-se US$ 225. Os organizadores do torneio, que envolve 26 coffee shops de Amsterdã, mantêm uma agência de viagens e reservas pelo site http://www.hightimes.com/.

É claro que o turista interessado em fumar maconha nos cafés holandeses gasta - e aí volta a entrar o levantamento do acessório realizado por Davidson - com lanches, hotéis, passagens, restaurantes, museus, etc. Em outras palavras, para cada 20 euros de consumo de skunk, gastam-se 200 euros com hospedagens e atividades de entretenimento.
Todo ano, a Holanda recebe 10 milhões de turistas que gastam 2,45 bilhões de euros. A cannabis, incluídos os derivados, movimenta anualmente no mercado europeu de 12 bilhões a 24 bilhões de euros. Pelo levantamento, 33% dos jovens europeus já usaram maconha pelo menos uma vez na vida.

Na Holanda, é proibida, fora de casa, a posse de cannabis para uso próprio. Nos cafés credenciados, admitem-se o fornecimento e o consumo, tendo sido fixado, para cada estabelecimento, uma venda diária não excedente a meio quilo.
No caso, os comerciantes podem cultivar o cânhamo em pequenas áreas ou utilizar estufas e iluminação especial para germinação e desenvolvimento. Ao contrário do Brasil, a legislação da Holanda não admite buscas policiais domiciliares para flagrar consumidores de drogas.
Essa política holandesa, admitindo com restrições o uso lúdico, teve por objetivo afastar o consumidor do traficante. E o traficante de drogas pesadas passou a ser mais bem enfrentado pela polícia.

Seguindo essa linha holandesa, a polícia londrina, nos bairros de Brixton e Lambeth, deixou de prender, por seis meses, usuários de cannabis. Os policiais concentraram-se nos narcotraficantes e esqueceram o usuário de drogas ligeiras, consideradas aquelas que permitem o trabalho normal no dia seguinte.
Nos dois bairros experimentais, o aumento do consumo da cannabis não cresceu, a violência diminuiu e os traficantes passaram a ser efetivamente incomodados pelos policiais, antes interessados em estatísticas com usuários, para mostrar serviço. Outro dado significativo decorreu de o consumo de cannabis naturalmente inibir a ingestão de bebida alcoólica.
Por isso, no próximo verão britânico, a maconha será classificada como droga da Classe C. Como decorrência, a polícia poderá deixar de prender o usuário e não haverá processo criminal.
O número de consumidores regulares de maconha na Grã-Bretanha foi estimado em 6 milhões e, conforme Davidson, eles representam um universo superior aos que praticam jogging e futebol aos domingos. Em dia de folga, cada um desses 6 milhões gasta, apenas com os acessórios decorrentes do uso, como por exemplo o papel vendido pela Imperial Tobacco e fósforos, 20 libras esterlinas.

O grande problema europeu - e no Brasil tais usos costumam chegar um ano depois - é a droga chamada speedball. Essa droga é uma mistura de heroína, cocaína e crack e sempre causa
dependência física e psicológica.
Um ex-diretor de presídio chegou a lembrar que a maconha era o tranqüilizante que evitava
movimentos paredistas e rebeliões
na antiga Casa de Detenção de São Paulo, com seus mais de 5
mil presos amontoados. Quando chegou a cocaína, de efeitos psicoativos, a violência virou a regra.

A pesquisa de Andy Davidson revelou que, no Reino Unido, a cannabis está ficando mais popular do que o cigarro e as empresas de propaganda possuem projetos de como incluir, nos lançamentos de produtos que seguem o consumo da cannabis (CDs, DVDs, viagens, cachimbos, TV a cabo, comida em sistema delivery, etc.), cenas do cotidiano jovem. Sabem esses publicitários ingleses que 44% das pessoas fumam maconha, numa faixa de 16 a 29 anos.
A pesquisa de Andy Davidson radiografou o Negócio da Cannabis e o movimento financeiro paralelo, desde a pipoca ao filme DVD, tudo a revelar o grande interesse a rolar no mundo capitalista. Pelos números conhecidos, só o chamado turismo do "fumacê" de Amsterdã movimenta 0,5% do PIB dos Países Baixos.

Intimidade.
Pesquisa mostra que a maioria dos consumidores prefere ficar relaxando em casa na companhia de amigos

Fonte: E-Legalize

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