segunda-feira, 22 de junho de 2009

MACONHA DA LATA

No verão de 1987/1988, um navio chamado "Solana Star", de bandeira Panamenha, com um carregamento de 20.000 latas de maconha de “alta qualidade”, prensada com mel e glicose [docinha, huuummm...], (pesando 1,25 Kg cada) procedente de Cingapura, passava sussa pelo litoral do Brasil em direção aos Estados Unidos. Seus tripulantes ficaram então sabendo que policiais brasileiros e agentes do DEA (Drug Enforcement Agency) americano, estavam prontos para interceptar o carregamento.

Temerosos de serem presos, os tripulantes jogaram toda a carga no mar a umas 100 milhas da costa e penetraram sorrateiramente no porto do Rio de Janeiro durante a noite, onde abandonaram o navio. O único que sobrou foi o cozinheiro, o americano Stephen Skelton, que foi prontamente detido pelas autoridades e condenado a vinte anos de cadeia.

Durante várias semanas, latas do material foram encontradas nas praias brasileiras no litoral entre Espírito Santo e Rio Grande do Sul, fazendo a alegria de muitos loucos brasileiros.
A polícia litorânea se esforçava para apreender o material. Em vão: menos de 10% das 20 mil latas foram recolhidas. O restante ficou ao léu, afundou ou foi capturado por curiosos que protagonizaram o episódio conhecido por Verão da Lata.


O navio foi confiscado, permanecendo por dois anos ancorado no arsenal de marinha. Em junho de 1989 foi levado a leilão e arrematado por NCZ (Cruzados Novos)$ 470.000, convertidos para o Conselho de Federal de Entorpecentes. Foi reformado, mas na sua primeira viagem, naufragou.



Pra quem gostaria de saber mais, existe um livro chamado 1988: O Verão das Latas de Maconha - O Progresso, do autor Wanderley Rebello Filho.

Aqui vai um documentário muito legal que fala sobre o episódio





11 comentários:

Igor Thiago disse...

uhahuashuha
bom foi o replay, no tiozinho dos 3:30s :D
"Tem que levá muito ..."
saysgaysgyasa

Anônimo disse...

Lembro disso! O mar deu erva!

Abraços,

Enfil

Dr. Hemp disse...

quem me dera ter achado uma lata destas!! :) :)

falow galera! o bloganja ta cada dia melhor!! :) :)

abs

http://marijuana-cannabis-maconha.blogspot.com/

Guilherme Weinschütz disse...

Eu tinha ouvido falar mas é a primeira matéria que eu vejo a respeito x) Parabéns pelo blogg, muito bom mesmo! Sou seguidor de vocês :]
Abraço!

•BLOGANJA• disse...

Obrigado!

Léo Santos disse...

Sim! Tem um coroa amigo meu que afirma ter fumado várias latas dessas... Já vi ele contando essa estória umas mil vezes!

Um abraço!

delirando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O Nelson Motta comentou o episódio na biografia do Tim Maia, que não era bobo e ficava o dia intero com um binoculo na sacada procurando latinhas na praia, ele pegou umas 2 acho... era cannabis indica pelo que dizia o livro...

Luiz Mussio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BebinhoO™ disse...

Meu pai fumou dessa erva, meus tios, alguns amigos que já são coroas... auhauhau
Moro em arraial do Cabo / RJ, aki tbm rolou varias latas dessa!

Unknown disse...

Conheço gente que fumou e disse q nunca tinha visto maconha como aquela, o maluco dava um pega e caia pra tras loucura insana maluco legaaaaaaaaaaaalizzzzzzzzeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee agoraa #legalizeagora

 


Design by: MTrance | Blog: Baixem.com | for Blog Bloganja