sexta-feira, 20 de março de 2009

EUA relaxam repressão a uso de maconha medicinal

Por ser um assunto polêmico, a ordem não teve assinatura ou eventos públicos nem entrevista coletiva, mas anteontem o secretário da Justiça de Barack Obama, Eric Holder, afirmou que o governo dos EUA não mais prenderá produtores, vendedores e consumidores de maconha para fins medicinais em Estados em que a lei autoriza a atividade.



O uso medicinal da erva é liberado hoje em 13 Estados norte-americanos, sendo o principal a Califórnia. Ao mesmo tempo, a produção, a venda e o consumo de maconha são crimes federais. No governo de George W. Bush, o Departamento de Justiça autorizava blitz frequentes do DEA, a agência antidrogas, em estabelecimentos que, apesar de obedecerem à lei estadual, infringiam a federal, que se sobrepõe à primeira. Eles quebravam os vidros, invadiam as lojas e apreendiam todo material que lá estava (fato também relatado no filme Super High Me).

O secretário obamista, disse na quarta-feira que isso não acontecerá mais, abandonando a tolerância zero de Bush em relação à danadinha, que não levava em consideração as leis estaduais.


A nova política será "ir atrás das pessoas que violam tanto as leis federais quanto as estaduais e que usam as leis da maconha medicinal como um escudo para atividades que não estão previstas na lei original", disse. "Nosso alvo serão essas organizações e essas pessoas, e isso é consistente com o que foi dito na campanha presidencial.”

Fonte: Folha de São Paulo



Tô gostando de ver o Obama, gente!
Espero que continue sempre assim.

Nenhum comentário:

 


Design by: MTrance | Blog: Baixem.com | for Blog Bloganja