quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

FHC diz que é hora de LEGALIZAR A MACONHA!!!

Uma comissão latino-americana entitulada " Drogas e Democracia: rumo a uma mudança de paradigma" , formada por Fernando Henrique Cardoso, 77 anos, César Gaviria, ex-presidente da Colômbia, 61 anos, Ernesto Zedillo, 57 anos, do México e outras 17 autoridades e profissionais entre médicos, sociólogos e jornalistas disse ser favorável à descriminalização da maconha para uso pessoal, por ser uma droga leve e a mais consumida no mundo inteiro (166 milhões de usuários). Também por ser menos nociva que o cigarro e o álcool, que são legalizadas, e raramente causar dependência.
Outras drogas, como o tabaco e o álcool, matam bem mais que a maconha, mas são lícitas. Seus fabricantes pagam impostos altíssimos. O comércio é regulado e controla-se a qualidade. Por que não fazer o mesmo com a marijuana?

FHC - um peguinha não faz mal a ninguém!


O grupo sugeriu que os governos dos países latinos têm que fazer uma revisão urgente das políticas de repreensão às drogas no continente, com foco maior para a saúde pública, tratando os dependentes de drogas como pacientes e não como criminosos, além disso, eles pediram que sejam feitos mais investimentos em programas de prevenção aos jovens, faixa etária onde há o maior número de consumidores.

Liderada pelos ex-presidentes, a comissão defende a descriminalização do uso pessoal da maconha em todos os países. “Temos de começar por algum lugar”, diz FHC. “A maconha, além de ser a droga menos danosa ao organismo, é a mais consumida. Seria leviano incluir drogas mais pesadas, como a cocaína, nessa proposta”. Ele disse ainda que o momento é " de quebrar o tabu que bloqueia a discussão sobre o assunto" .

A ONG apresenta ainda alguns pontos de discussão que se destacam como positivos, como " a repressão propícia à extorsão dos consumidores a corrupção da polícia", ou ainda "romper o tabu, reconhecer os fracassos das políticas vigentes e suas conseqüências, é precondição para a discussão de um novo paradigma de políticas mais seguras, eficientes e humanas" .

Há quem discorde da visão do ex-presidente, com base em argumentos também poderosos. Com a liberação do consumo da maconha, mais gente experimentaria a droga. Isso aumentaria o número de dependentes e mais gente sofreria de psicoses, esquizofrenia e dos males associados a ela. Mais gente morreria vítima desses males. “Como a maconha faz mal para os pulmões, acarreta problemas de memória e, em alguns casos, leva à dependência, não deve ser legalizada. Legalizá-la significaria torná-la disponível e sujeita a campanhas de publicidade que estimulariam seu consumo”, afirma Elisaldo Carlini, médico psicofarmacologista que trabalha no Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas (Cebrid). (isso é o que o tiozinho diz, porque nunca vi ninguém esquizofrênico ou psicótico por causa da erva, mas por causa de pó tah bombando de neguinho benloko por aí)

No entendimento do ex-presidente FHC, que foi entrevistado por uma revista nacional sobre o assunto, as campanhas educativas para prevenir o uso das drogas deveriam seguir o modelo daquelas criadas para conter o consumo ou uso do tabaco.

Em março, Viena, na Áustria, deverá ser o novo fórum de discussão sobre o assunto.

2 comentários:

Fernando Rocha disse...

Legal, mas temos que separar o instinto que temos em tornar as coisas mais democráticas daquilo que necessariamente pode prejudicar uma parcela da sociedade.
Infelizmente 99,99% das pessoas que fumam maconha no Brasil e em centenasde outros países são pessoas alienadas, embutrecidadas pelo trabalho ou estagnadas pelo ócio (destrutivo e não criativo).
Podemos dividí-los em classes sociais: o playboy filho de advogado que toca fogo em índio, espanca homosexuais, participa de rachas, etc.
O pobre que trabalha o dia todo pra chegar em casa e relaxar fumando um baseado (único meio que encontra de fugir de toda opressão moral imposta pela sociedade capitalista).
Em grande parte as drogas são funanciadas por carteis de colarinho branco queobtémlucros extraordinários, mais até do que os das empresas "legais" que comandam.
Portanto o ponto fundamental é o de que não adianta legalizar se não resolvermos todos estes problemas idissociáveis à questão.
Tudo passa pela concentração de renda (por parte da burguesia)e de poder do Estado, que intencionalmente mantêm a população alienada através da redede ensino sucateada.

Talita Morena Roots disse...

Graças a Deus que não sou alienada e não uso meu cérebro a toa!

Fumo maconha para exercitar minha criatividade e cultura.

Ela me permite expandir a visão dos acontecimentos do mundo e entender melhor os pontos de vista alheios, esquecendo um pouco dos estereótipos impostos pela sociedade atual.

Axo ridícula a justificativa de quem "faz absurdos por ter fumado maconha"(como a Ritchtofen e os preibózinhos de brasília q tacaram fogo no índio).
E axo mais ridículo ainda quem acredita que eles fizeram tais atrocidades por estarem sob efeito da maconha!

É MENTIRA! A MACONHA NÃO FAZ AS PESSOAS MATAREM INOCENTES!!!

É só para eles terem um hálibi já que a justiça e a sociedade tem essa visão sobre a maconha (totalmente distorcida da realidade) é vantagem para eles assumir que são viciados em drogas, no caso a erva.

Se a maioria das pessoas no mundo fumassem maconha, tudo seria mais pacífico e avançado. Mais igual. Menos violência.

PAZ E AMOR!!!

 


Design by: MTrance | Blog: Baixem.com | for Blog Bloganja