quarta-feira, 8 de abril de 2009
THC atua contra tumores cerebrais
O princípio ativo da maconha parece reduzir o crescimento de tumores, segundo um estudo espanhol.
De acordo com o relato, cientistas injetaram uma dose diária de THC em ratos, antes infectados com tumores cancerígenos humanos desenvolvidos até o tamanho de 250 mm3. O THC, introduzido perto do tumor, desencadeou um processo de autofagia de células cancerígenas, que se autodestruíam depositando-se em vesículas de dupla membrana antes de serem repassadas aos lisossomos, que contêm diversos tipos de enzimas e se encarregam, normalmente, de digerir e destruir dejetos e bactérias.
As células cancerígenas introduzidas nos ratos incluíam gliomas, o tipo mais frequente de câncer do cérebro, assim como células de câncer do pâncreas e de mama.
"A administração do THC reduziu em mais de 80% o crescimento de tumores derivados de diferentes tipos de células cancerígenas", escreveram os pesquisadores do departamento de bioquímica da Universidade de Madri.
O estudo chefiado por Guillermo Velasco incluiu ainda um teste clínico realizado em dois pacientes com câncer no cérebro, normalmente muito agressivo, com injeção intracraniana de THC de 26 a 30 dias, mostrou "um processo de morte de células por autofagia", depois de uma análise das biópsias realizadas antes e após o tratamento.
"Nossas conclusões sustentam que doses seguras, terapeuticamente eficazes de THC podem ser alcançadas em pacientes com câncer"
Outros estudos demonstram efeitos benéficos na luta contra o mal de Alzheimer e, segundo alguns médicos, no combate à perda de peso associada à Aids e à náusea provocada pela quimioterapia em pacientes com câncer.
Os cientistas disseram que a descoberta pode abrir caminho para drogas à base de canabinoides para o combate ao câncer --uma abordagem que no entanto não teve sucesso no tratamento da obesidade. (meio óbvio, neah)
Fonte: G1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Depois disso apenas digo 'Rafa roots' ... não quero ter cancer!
huahaua... beijumeligaacobrartenhocréditos/
Neahh!
Eu sou Morena Roots
No cancer
Yes cannabis!
interessante.. :)
bjs
Postar um comentário